I Encontro Nacional <br>de Solidariedade com Cuba
Mais de 120 pessoas participaram, sábado, 21, no I Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, que se realizou no Fórum Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada. Estiveram presentes todos os núcleos da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), promotora da iniciativa, assim como a Associação Porto com Cuba.
Na parte da tarde, José Gonçalves, vice-presidente da Câmara de Almada, dirigiu uma saudação ao Encontro. Nos trabalhos participaram ainda, entre muitos outros, os deputados comunistas António Filipe, também presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, e João Pimenta Lopes, eleito no Parlamento Europeu, representantes do Conselho Português para a Paz e Cooperação, o capitão de Abril Baptista Alves, Augusto Praça, da CGTP-IN, Andreia Egas, da JCP e do Movimento Democrático de Mulheres.
Na iniciativa foram abordados temas como as relações Portugal-Cuba, as consequências do bloqueio imposto unilateralmente a Cuba pelos EUA, as relações UE-Cuba, a situação política na América Latina e as conquistas da revolução cubana.
Quase a terminar, Johanna Tablada, embaixadora de Cuba em Portugal, falou dos desafios do seu país e agradeceu a solidariedade da AAPC e das restantes organizações presentes. A permanente solidariedade do PCP com Cuba também não foi esquecida nas palavras da embaixadora.
Tributo a Fidel
Amanhã, 27, a AAPC promove, na Voz do Operário (Rua da Voz do Operário, n.º 13, Lisboa), às 18h30, um tributo a Fidel Castro. A iniciativa – onde não faltará a música, a dança e a gastronomia cubana – conta com a presença de Johana Tablada.